quarta-feira, 7 de março de 2012

O PRECIOSO JARDIM CULTURAL EM QUE VIVEU MARGARIDA

MARGARIDA SCHIVASAPPA viveu e exercitou sua criatividade cênica e musical num período histórico fundamental para a Cultura Brasileira. As décadas de 1930 e 1940 foram um marco de efervescência para o País. O texto abaixo, extraído da internet, mostra o quão basilares, fortes e mágicos foram os anos que cercaram a carreira da grande professora amazônica:

Entre 1927 e 1946, muita coisa vai suceder a nossa música popular. Foi um período tão rico que chegou a ser alcunhado pelos historiadores de "idade de ouro". No ano de 1930 - ou talvez um pouco antes - a Música Popular Brasileira dá por inaugurada toda uma década. Dois motivos essenciais determinaram tal guinada. Primeiramente, a mudança do sistema de gravação mecânica para a gravação elétrica, o que permitia o registro fonográfico de vozes de curta extensão, mas cheias de malícia que o samba exigia. O segundo motivo foi o aparecimento e a espantosa expansão do primeiro veículo de comunicação de massa, o rádio, estimulado em seu desenvolvimento pelo novo governo GETÚLIO VARGAS, que nele viu um oportuno fator de integração nacional. E também de esperta consolidação política do seu governo.

A cada mês o número de músicas, compositores e intérpretes crescia. Personagens que fizeram a própria integração nacional através do mito de suas vozes e letras levadas de ponta a ponta ao Brasil pelo milagre das ondas transmitidas sem fios.


Entre tantos, destacam-se
Carmem Miranda e Mário Reis, os cantores que foram fruto direto do milagre do microfone a partir de 1930, já que suas vozes de curta extensão puderam registrar toda a malícia e bossa da música popular.

Logo a seguir apareceram o seresteiro
Sílvio Caldas e o meteórico mais genial sambista Luís Barbosa; o ex-alfaiate Carlos Galhardo, que se consagraria como cantor romântico apesar de iniciar-se com Boas Festas de Assis Valente (1933) ; o hoje esquecido Patrício Teixeira, grande sucesso de época; o iluminado Orlando Silva, que a partir de 1936 acendeu a mais forte luz que a MPB já terá conhecido até hoje, pelo menos na sua época de apogeu (1935-1945); as cantoras Marília Batista e Araci de Almeida, sempre disputando a preferência de Noel; o casal 20 que foi Odete Amaral e Ciro Monteiro; e ainda as irmãs Batista (Linda e Dircinha). E tantos e tantos outros que acabaram injustamente esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário